-
Arquitetos: PAR Arquitectos
- Área: 307 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Felipe Cantillana
-
Fabricantes: Rothoblaas, Arauco, Coggiola Mármoles, MK, Wetproof
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada dentro de um condomínio na costa central, com uma inclinação acentuada e um platô existente, esta casa unifamiliar foi projetada definindo o pinho laminado como esqueleto estrutural, de acordo com seu comportamento diante de esforços predominantes e suas propriedades adequadas em climas salinos úmidos.
Como princípio, é trabalhada a passagem superior de 2 volumes de arestas construídas por meio de esquadrias laminadas na seção 40x15 cm, diagonalmente apoiadas de acordo com a necessidade estrutural.
Dessa maneira, duas vigas paralelas são compostas, dispostas e apoiadas centralmente, de maneira a equilibrar as saliências nas extremidades.
O projeto tem como referência as pontes mecano de meados do século passado.
Como complemento, um dos volumes superiores ergue-se em uma determinada seção, expandindo seu suporte em relação ao corpo em concreto.
Conexões são trabalhadas ocultas, por meio de um sistema de fios, porcas e conectores do tipo bulldog, juntamente com placas inseridas nas aberturas feitas nas peças estruturais.
O programa está organizado em 307m², distribuído no primeiro pavimento com as salas públicas dispostas em uma área central composta pela sequência cozinha-sala de jantar-terraço atravessada por uma varanda dupla e um segundo pavimento privado com todaos os demais cômodos e sala de estar.